quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Para entender qual é a real do Iphone...

O incrível modelo de negócio do iPhone

2 de Outubro de 2007

Pontos

Modelo concebido pela Apple para o iPhone “não tem precedentes e é quase inacreditável”, diz analista.

“A Apple pode ser muitas coisas, menos burra. O único modo pelo qual faz sentido para uma empresa de hardware deliberadamente limitar suas vendas [bloqueando o iPhone para uma única operadora] é se estiver ganhando nos serviços. O diretor-presidente da O2 [operadora celular britânica pela qual o iPhone será distribuído e operado com exclusividade no Reino Unido] admitiu que a empresa vai compartilhar com a Apple a receita pela operação do serviço do iPhone e jornalistas europeus estimam que o percentual pode ser na ordem de 40% sobre os serviços de voz e dados. Qualquer que seja esse valor, se for real, faz da Apple uma empresa pública, portanto devemos ser informados sobre a receita gerada pelos serviços quando a empresa relatar seus resultados financeiros”, diz Avi Greengar, principal analista do mercado de aparelhos de mão da Current Analysis Inc., em artigo publicado no RCR Wireless News.

Para ele, a interface do iPhone é extraordinária, mas o modelo de negócio concebido pela Apple para o iPhone “não tem precedentes e é quase inacreditável”. Para quem ainda não conhece, Greengar ensina como esse negócio funciona: “A Apple vende o hardware do iPhone com uma boa margem de lucro e mantém total controle sobre sua margem ditando seus próprios preços, sem a confusão dos subsídios e descontos das operadoras. A Apple recebe da operadora um percentual da receita gerada pela operação do hardware. A Apple recebe também um percentual na venda de conteúdo ( música, filmes, toques de campainha, etc. e jogos certamente a caminho)”.

“No entanto, como uma MVNO [sigla em inglês para Operador de Rede Móvel Virtual], a Apple não tem que lidar com nenhum dos problemas relacionados à compra de banda de freqüência e construção e manutenção de redes. Ao contrário de uma MVNO, a Apple sequer tem que se preocupar em lidar com cobranças para serviço de voz e dados ou com atendimento ao usuário. A Apple também pode montar nas costas da rede de varejo e publicidade da operadora ao invés de competir com ela. O modelo da Apple inclui todos os benefícios de ser uma MVNO sem nenhum dos riscos e todos os benefícios de uma lucrativa fabricante de hardware quase sem nenhuma das preocupações de uma operadora”, analisa Greengar.

Diante de todas essas vantagens para a Apple, Greengar encerra seu artigo com uma única palavra que expressa sua admiração pelo modelo de negócio desenvolvido pela Apple para o iPhone: “Uau!”

Mais detalhes no artigo completo de Greengar.



FONTE: http://applemania.info/?p=975

Nenhum comentário: